O que é Arte?

Uma criança tocando o corpo de um homem nu é arte? Imaginem o que pensariam os principais artistas modernistas brasileiros como Di Cavalcanti, Vicente do Rêgo, Anita Malfatti, Lasar Segall, Victor Brecheret, Tarsilla do Amaral e Ismael Nery?A arte está ligada à estética, porque é considerada uma faculdade ou ato pelo qual, trabalhando uma matéria, a imagem ou o som, o homem cria beleza ao se esforçar por dar expressão ao mundo material ou imaterial que o inspira. E aí faço um questionamento: qual a beleza criada pelo “artista” ao colocar um homem nu para ser manipulado por uma criança? Immanuel Kant, filósofo prussiano do sec. XVIII, considera que a arte é uma manifestação que produz uma “satisfação desinteressada”.

As guerras, as novas tecnologias, a industrialização e as demais “evoluções estruturais” fizeram os artistas sentirem a necessidade de explorar todas as novidades que lhes apareciam. Então faço outro questionamento: o que há de novidade num homem nu?

No período das novas tecnologias, o aparecimento de várias vanguardas revolucionárias, se baseavam numa estética artística a oportunidade de mudar o mundo.

Os movimentos de vanguarda tinham como objetivo tentar resolver ou achar respostas para os problemas que surgiram na era moderna, seja no campo social ou político. Entre estes movimentos, destacam-se o surrealismo, o expressionismo, o futurismo, dadaísmo, cubismo e demais vanguardas que direcionavam a arte moderna às causas revolucionárias da época, que paradoxalmente, defendia a realidade que se estabelecia, ao mesmo tempo, que a negava completamente.

De acordo com o Romantismo, Vitalismo, Fenomenologia, Marxismo, surgem também outras e novas interpretações de “arte”. A dificuldade de definir arte está na sua direta relação e dependência com a conjuntura histórica e cultural que a fazem surgir. Isso acontece porque quando um estilo é criado e estabilizado, ele quebra com os sistemas e códigos estabelecidos. Outra pergunta: qual foi o estilo criado na ideia aplicada do homem nu deitado no chão?

Para concluir, arte é um termo que vem do latim, e significa técnica/habilidade. A definição de arte varia de acordo com a época e a cultura, por ser arte rupestre, artesanato, arte da ciência, da religião e da tecnologia. Atualmente, arte é usada como a atividade artística ou o produto da atividade artística. A arte é uma criação humana com valores estéticos, como beleza, equilíbrio, harmonia, que representam um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras.

*Rosalvo Reis é editor do Portal Roteiro de Noticias

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *