A República sem corruptos

Tudo está pronto. A partir das 8h30 desta quarta-feira, 24/1, começa o julgamento do líder do PT. É provável que até as 14h já se tenha um veredito dos três desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4° Região (TRF-4), em Porto Alegre (RS),. O povo brasileiro torce para que seja feita a Justiça. Se Lula é criminoso, que ele pague por todos os seus erros. Vale ressaltar que a Justiça é para todos.

Os advogados de Lula usam uma cartada final e desesperadora. Eles dão sinais que o ex-presidente vai confessar que é dono do triplex e pedir que o crime seja prescrito, pois teriam sido realizados em 2009. Seria uma outra forma de exigir a absolvição do ex-presidente.

Porém, o juiz federal Sérgio Moro já tinha previsto essa possibilidade e conseguiu desmontar essa estratégia petista e acabou surpreendendo a defesa. O juiz foi tão cauteloso que proferiu uma sentença que desmontou um possível golpe do ex-presidente.

Nos itens 877 e 888 da sentença que condenou Lula, Moro argumentou que em 2009 o petista foi beneficiado com o imóvel do tríplex no Guarujá (SP) quando a construtora OAS assumiu o empreendimento imobiliário. Segundo o magistrado, em 2014, Lula teria sido avisado que o custo das reformas seriam abatidos da conta corrente de propina da empresa, conforme relatado em depoimento por José Adelmário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro.

Concluindo, o juiz da Lava Jato afirmou que a corrupção foi complexa e se estendeu de 2009 a 2014.

Portanto, não há prazo de prescrição antes da consumação do crime.

Desobediência

O clima ainda é muito tenso em Porto Alegre. Alguns petistas não aceitam a hipótese de Lula ser preso ou ficar inelegível para as próximas eleições. O porta-voz do ex-ministro José Dirceu, Breno Altman, deixou um recado para os desembargadores que julgarão o petista. De acordo com ele, se for confirmada a condenação de Lula, o Brasil entrará em guerra com as ações do PT. Vale ressaltar que José Dirceu, apesar de se intitular guerrilheiro, nunca pegou numa arma e jamais teve coragem de participar de enfrentamento contra militares. É simplesmente um covarde.

Ele reforçou o que a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente nacional do partido, havia dito e declarou que o país viverá um cenário de grande perigo. Seria uma forma de intimidar ou pressionar os desembargadores?

Até o New York Times embarcou na “onda” de “inocência” de Lula. Em artigo recente, um articulista desinformado argumentou que os desembargadores do TRF 4 afrontarão a democracia se condenarem o “Poderoso Chefão”. Grande ignorância¹ Com exceção dos “messiânicos” petistas e comunistas, todos sabem que Lula é ladrão de alta periculosidade.

Discordando dos “apaixonados” por Lula, entendo que se o ex-presidente não for para a cadeia, a população vai reagir e partir para o enfrentamento. Ninguém aguenta mais observar políticos e seus parentes ficarem bilionários com a corrupção, enquanto as pessoas morrem nas filas dos hospitais e nas ruas por ação de bandidos, estes defendidos pelos comunistas e petistas. E não estou relacionando as universidades sucateadas. Afinal, para que estudar, segundo Lula.

Infeliz do homem que votou em Lula e não admite ter eleito o maior corrupto do mundo. Reconhecer o erro é um ato de grandeza moral. Eu votei do Aécio Neves e me arrependo. E você?

*Yanna Bach é professora aposentada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *