Luto na Ciência

Acordei às 5h40 desta quarta-feira, 14/3, com uma notícia que deixou minha imaginação de luto: a morte do famoso astrofísico britânico Stephen Hawking, que morreu aos 76 anos. Resolvi homenagear …

Leia mais

As hipóteses da existência

Comemorando num restaurante o aniversário de 88 anos de minha mãe no último dia 3 de março, fiquei pensando como é importante ter uma suposta experiência na Terra. É surpreendente …

Leia mais

A destruição do Brasil

O Brasil é um império liderado por políticos corruptos. Segundo o empresário Emílio Odebrecht, durante o depoimento à Justiça Federal, os cofres públicos começaram a ser assaltados logo depois que …

Leia mais

Consciência eterna

Numa conversa entre o físico Albert Einstein e o poeta, romancista, músico e dramaturgo Rabindranath Tagore, surgiu uma discussão sobre a beleza da rosa. Tagore argumentava que a rosa é …

Leia mais

As bravatas da esquerda

Durante o impeachment de Dilma Rousseff, Lula animou os “convertidos” com a revelação de que as barracas de lona preta do MST abrigavam guerreiros adestrados pelo comandante João Pedro Stedile, …

Leia mais

Finalmente!

Como já escrevi várias vezes, sou filho de seringueiro. Nasci no meio da selva amazônica. Então, sou um sobrevivente, mas meu Deus me deu a capacidade da observação. Em 1964, …

Leia mais

As palavras proibidas

Na obra “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural”, considerada uma das mais influentes na história da ciência, publicada em 1687, o cientista inglês Isaac Newton descreveu a lei da gravitação universal …

Leia mais

Os gramscistas da “esquerda”

Antonio Gramsci foi um filósofo marxista, jornalista, crítico literário e político italiano. Escreveu sobre teoria política, sociologia, antropologia e linguística. Foi membro-fundador e secretário-geral do Partido Comunista da Itália, e …

Leia mais