Novo sistema facilitará o licenciamento de empresas de ‘alto risco’

A partir do dia 16 de outubro o processo para abertura de empresas classificadas como ‘alto risco’ será facilitado. Com a implantação do Sistema de Licenciamento Integrado Municipal (Slim), o licenciamento de um novo negócio na cidade – que era despachado em vários órgãos licenciadores do município e demorava de 300 a 900 dias (dependendo do tipo de empresa) – poderá ser feito pela internet com liberação em até 30 dias.

O Slim substituirá o iCad e sua implementação iniciará nesta quinta-feira, 5/10. Com isso, todo o processo de abertura e baixa de empresas na Prefeitura de Manaus estará suspenso por 11 dias corridos.

De acordo com o subsecretário de Gestão da Secretária Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Auri Gusmão, o antigo sistema não era interligado com os demais órgãos licenciadores do município como o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas) e Visa Manaus, o que burocratizava e emperrava bastante o processo de licenciamento de novas empresas.

“Para abrir uma empresa em Manaus era preciso ir a vários órgãos e então conseguir emitir o alvará pela Semef. Por meio do Slim, a solicitação e o acompanhamento serão online, com os órgãos licenciadores todos num mesmo ambiente virtual. O que precisa andar são os dados e não as pessoas”, ressaltou o subsecretário ao explicar que, além da integração dos entes municipais, o novo sistema também interligará órgãos de outras esferas, como a Receita Federal, Junta Comercial, Corpo de Bombeiros, Fundação de Vigilância Sanitária, RedeSim, entre outros.

Facilidades

Além da celeridade para abertura de novas empresas classificadas como ‘alto risco’, o Slim também possibilitará o encerramento ou alterações de dados cadastrais de qualquer negócio. Haverá também uma área para regularização de empresas que já possuem CNPJ. “Há muitas empresas que só emitiram o CNPJ e atuam sem nenhum licença. O sistema permitirá que esses casos sejam legalizados de maneira rápida e fácil”, disse Auri Gusmão.

A facilidade também será estendida aos autônomos e profissionais liberais. Estes poderão realizar seus cadastros e obter suas inscrições municipais pelo Slim, sem precisar ir até algum órgão da Prefeitura para dar entrada em documentação.

O novo sistema poderá ser acessado pelo endereço eletrônico: http://slim.manaus.am.gov.br. Mais informações poderão ser obtidas por meio do atendimento da Semef, no número 156.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *