‘Rival Rebolado’ com humor e rebeldia

O espírito transgressor e debochado do teatro de revista dos anos 60 ganhou o palco e as gargalhadas do público do Les Artistes Café Teatro na noite desta segunda-feira, 23/10, com o espetáculo “Rival Rebolado”. Apresentado em duas sessões gratuitas, o projeto conta com a atriz Leandra Leal no elenco e faz parte da programação do aniversário de Manaus.

Durante toda a noite, drag queens, transformistas e travestis se revezaram no palco, entre números inusitados que vão de dublagens de músicas infantis a brincadeiras com o público e performances que misturam e desconstroem gêneros musicais, em duas apresentações totalmente interativas.

As apresentações marcam a primeira vez que o espetáculo se apresenta fora de sua “casa”, o Teatro Rival, no Rio de Janeiro. Para Leandra Leal, é um momento especial. “É uma honra estar em Manaus comemorando o aniversário da cidade com o ‘Rival Rebolado’. Esse espetáculo nasceu desse encontro de pessoas maravilhosas, de amigos que queriam reviver esse teatro de revista, esse ‘desbunde’”, comentou.

Cena local

Um dos destaques da noite foi a participação de artistas locais, em integração com os membros do ‘Rival Rebolado’. Após terem participado de uma oficina com o diretor do espetáculo, Fabiano de Freitas, em agosto deste ano, dez atores locais ganharam a cena no número de abertura da noite e em outros momentos da peça, roubando os holofotes.

Além disso, o concurso de drag queens “A Melhor de 4” também mobilizou o público para votar na sua preferida, com direito a disputas de lipsync, e uma competição acirrada que acabou em empate técnico. A drag Duda Little foi uma das participantes do concurso e destacou a importância do projeto.

“Para mim, como artista, é uma honra estar aqui, não só pelo concurso, mas pela transformação que a arte tem feito na minha vida há muito tempo. Especialmente nesse momento em que se debate tanto a identidade e o respeito à individualidade, um espetáculo como esse é de fundamental importância”, destacou a artista.

Público

Desde o momento da fila até a entrada, o “Rival Rebolado” já integrava o seu público, entre jovens, famílias e idosos, ao espetáculo. A abertura contou com karaokê para os interessados em participar, e espectadores foram convidados em momentos-chave para subir ao palco – como dividir uma dança com as atrizes do elenco sobre questões do feminino.

A doméstica Erivete Seixas, 48, foi uma das espectadoras já surpreendidas na fila da entrada com uma interação com um dos atores do espetáculo e compartilhou sua história de como foi parar ali.

“Eu já conhecia a história do Rival pela TV e gosto da Leandra [Leal] e da mãe dela [Ângela], que foi dona do teatro. Quando eu vi que o espetáculo aconteceria aqui, quase não acreditei. Consegui meus ingressos antecipados pela internet, com a ajuda dos meus filhos, e hoje eu estou aqui com a família”, contou. “Sempre que eu posso e tenho tempo e disposição, eu busco participar desses eventos. Eu estou aberta para tudo, para conhecimento que possa me abrir para novas ideias. E penso que cultura é uma coisa básica – peças, shows, tudo isso. Gosto sempre de ir”, completou.

Já o manauara Marcelo Oliveira, 23, atualmente morando no Rio de Janeiro, aproveitou a passagem pela cidade natal para conferir o espetáculo. “Eu não consegui ver essa temporada lá no Rio, então essa foi minha chance de assistir pela primeira vez. Acho legal essa iniciativa de trazer opções diferentes para comemorar o aniversário de Manaus, mantendo a tradição do Boi, mas também acrescentando coisas novas”, afirmou.

O espetáculo “Rival Rebolado” ainda tem mais duas sessões nesta quarta-feira, 24, às 17h30 e às 21h, respectivamente. Os ingressos online já estão esgotados, mas haverá lugares disponibilizados por ordem de chegada no local – as vagas são limitadas. O espetáculo faz parte da programação promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), para comemorar os 348 anos da cidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *